Pescador Lúdico resgatado sem vida na Praia da Calada

19-05-2019

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais, em cooperação com Bombeiros Voluntários da Ericeira, na sequência de um alerta do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, na manhã de hoje, o resgate do corpo de um pescador lúdico de 70 anos, vítima de queda ao mar da arriba a jusante da Praia da Calada, na Ericeira.

Os Bombeiros Voluntários da Ericeira ao chegarem ao local, iniciaram, de imediato, as manobras de suporte básico de vida, que se estenderam pelo tempo possível, atentos às difíceis condições de acesso e de permanência no local, uma vez que também a maré se encontrava a subir.

Estas condições, para além de impedirem os técnicos do INEM de se deslocarem ao local, colocavam em causa a permanência dos restantes intervenientes, em segurança.

Após cerca de 45 minutos em manobras cardiorrespiratórias, foi decidida a retirada deste pescador do local, já sem vida, tendo sido deslocado para as imediações, em areia, permitindo o seu resgate por via marítima, com recurso à mota de salvamento marítimo e respetivos elementos da Estação Salva-vidas da Ericeira. Esta operação contou ainda com participação de uma equipa de elementos da GNR e de dois militares destacados em reforço da vigilância de praias não vigiadas, a atuar na área da jurisdição da Capitania do Porto de Cascais, no âmbito do Programa "Seawatch",

O corpo do pescador lúdico e todos os recursos desta operação foram direcionados para o portinho de pesca da Ericeira, onde foi declarado o óbito pelos elementos do INEM, tendo sido posteriormente encaminhado ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Legal de Torres Vedras.

Foi elaborado o respetivo expediente e acompanhamento dos elementos da Polícia Marítima, a prestar serviço no Comando-local da Polícia Marítima de Cascais.

Fonte e fotos: Autoridade Marítima Nacional

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora