Arribas Instáveis

16-11-2018

Arribas instáveis: Diversas praias portuguesas de alto risco

Em pleno Verão, existem diversas praias com arribas em alto risco de derrocada. Mas as autoridades e os agentes turísticos garantem que todas estão sinalizadas e lembram que cabe aos banhistas assegurar a própria segurança. os especialistas notam, porém, que muitas pessoas continuam a desafiar o perigo e a ignorar os avisos, colocando-se perto das arribas. no entanto, até agora e segundo dados da polícia marítima, não foi processada qualquer multa. nem a banhistas que se puseram em locais de risco - que incorrem em coimas de dez a 50 euros - nem aos que vandalizam a sinalização, um comportamento que pode dar multas até dois mil euros.

sem medo do risco ou das multas, «algumas pessoas insistem em ficar debaixo das arribas, à beira do topo ou na sua base», nota francisco lopes, da associação para a defesa e divulgação do património geológico do alentejo e algarve (dpga).

mas a agência portuguesa do ambiente (apa) - organismo do ministério do ambiente - diz preferir apostar em medidas de prevenção do que na punição. «têm sido privilegiadas as acções de sinalização e de carácter preventivo, nomeadamente de informação e sensibilização dos utentes das praias», refere fonte oficial da instituição, garantindo que «durante a época balnear a monitorização das zonas de risco nas praias de arribas será reforçada».

'onde há falésias há perigo'
Todos os anos, há alterações na estabilidade das rochas, provocadas pela agitação do mar e pelas chuvas. onde há falésias, o perigo de derrocadas é uma realidade e é constante». daí que as autarquias multipliquem os conselhos aos turistas.

o certo é que por todo o litoral há arribas perigosas, estando a decorrer actualmente obras na praia da baleia, na Ericeira, por exemplo,.

O video mostra uma derrocada não controlada filmada por banhistas na praia da zambujeira do mar em 2017

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora